Obra do Berço/Centro para Juventude Conecta Jovem

Centro para
Juventude
Conecta Jovem

Centro para Juventude Conecta Jovem

O Centro para Juventude Conecta Jovem, oferece Proteção Social Básica a 180 jovens de 15 a 23 anos, do subdistrito de Campo Limpo, tais como Parque Rebouças, Parque Regina, Jardim Olinda, Jardim Ingá, entre outros, oportunizando em contra turno escolar, inclusão social e formação profissional, visando o desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes empreendedoras que favoreçam a inserção no mundo do trabalho.

Oferecer proteção social aos jovens em situação de vulnerabilidade e risco, por meio do desenvolvimento de suas competências, bem como favorecer aquisições para a conquista da autonomia e inserção social, estimulando a participação na vida pública da comunidade.

TRABALHO SOCIOEDUCATIVO


Centro para Juventude Conecta Jovem

Norteadas pelos Plano de Trabalho e Projetos Socioeducativos, cujas programações seguem os Parâmetros Curriculares da Proteção Básica da Política Nacional e Municipal da Assistência Social, os usuários diretos participam de atividades e vivências diárias, denominadas Eixos Socioeducativos.

CIDADANIA E AUTONOMIA

COMUNICAÇÃO E TECNOLOGIA

PRÁTICAS ADMINISTRATIVAS

PRÁTICAS COMERCIAIS

SAÚDE, ESPORTE E LAZER

SABER E CONVIVER

Visando enriquecer a formação pessoal, social e profissional dos usuários, a Obra do Berço com apoio de seus parceiros, oferece as seguintes atividades complementares:

NÚCLEO DE OPORTUNIDADES


Mentorias

Observatórios Corporativos

Palestras

Workshops Profissões

Inserção Profissional

PARTICIPAÇÃO SOCIAL


Fórum dos direitos das crianças e adolescentes

Vivências Comunitárias

Ações Voluntárias

ATIVIDADES SOCIOCULTURAIS COMPLEMENTARES


Passeios

Eventos

Mostra Culturais

As famílias também participam do Trabalho Socioeducativo por meio de reuniões e campanhas coletivas com temas de seu interesse, além de serem convidados para Ações Voluntárias, Eventos e Mostras Culturais que contribuem com o acesso aos seus direitos de educação, cultura, lazer, convivência e pertencimento sociocomunitário.

MENTORIAS

Mentorias: pessoas ou empresas, de modo online ou presencial, compartilham conhecimentos, dicas e ensinamentos.

Como funcionam: a partir de oportunidades e vagas disponibilizadas pelos parceiros, os jovens passam por processos seletivos internos para composição das turmas de mentorias, para complementar o processo de formação pessoal e social do Centro de Juventude.

OBSERVATÓRIOS CORPORATIVOS

Observatórios Corporativos: visitas técnicas as dependências de um estabelecimento corporativo que pode ser do ramo industrial, administrativo, comercial, escolar, universitário ou público.

Como funcionam: a partir de articulações com empresas e organizações, de ramos escolhidos a partir do interesse dos jovens e dos direcionamentos que caracterizam as formações práticas priorizadas pelo Centro de Juventude, são agendadas visitações.

PALESTRAS

Palestras: apresentações orais, de curta duração, proferidas de modo online ou presencial, com o propósito de informar, educar e estimular transformações nos ouvintes.

Como funcionam: pessoas ou empresas, divulgam e compartilham experiências, com o objetivo de informar, prevenir, conscientizar, educar e motivar para à prática, de acordo com a necessidade e grade curricular do Centro de Juventude.

WORKSHOP DE PROFISSÕES

Workshop: evento semestral, em modo online ou presencial, que ocorre em parceria com empresas e profissionais, objetivando promover o conhecimento acerca das profissões de maior interesse dos jovens e que estão em ascensão no mercado de trabalho contemporâneo, visando incentivar a continuidade dos estudos e a capacitação contínua.

INSERÇÃO PROFISSIONAL

Empresas podem dar a chance do primeiro emprego aos jovens do Centro para juventude Conecta Jovem. Essa oportunidade proporciona ao jovem, espaço para a aquisição de conhecimentos práticos das funções/situações profissionais.

Formas de contratação:

CLT: Contrato de jovens, com 16 anos ou mais, conforme a legislação em vigor;

Jovem Aprendiz: Ao menor aprendiz é garantido o salário mínimo hora, uma vez que sua jornada de trabalho será de no máximo 6 horas diárias, ficando vedada prorrogação e compensação de jornada, podendo chegar ao limite de 8 horas diárias desde que o aprendiz tenha completado o ensino fundamental e se nelas forem computadas as horas destinadas à aprendizagem teórica.

Estágio: Ao jovem, estudante do ensino médio, é garantida bolsa auxílio, vale transporte e seguro de vida, respeitando o limite de 30 horas semanais. O estágio não cria vínculo empregatício de qualquer natureza.

Obs.: Nas modalidades de contratação, Jovem aprendiz e Estágio, a empresa contratante, contribui com o Centro de Juventude – Conecta Jovem, com um percentual de 10% do valor do salário/bolsa auxílio do jovem contratado, para a manutenção do custo per capita de outro jovem em fase de formação.

Apoie o CJ Conecta

    Preencha o formulário

    Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

    CNPJ: 62.440.045/0002-15
    Endereço: Rua do Chico Nunes, 173 – Vila Andrade – São Paulo – SP – CEP 05733-110
    Contato: Ana Claudia Menossi – Gerente – gerencia.cjconecta@obradoberco.org.br
    Fone: (11) 5843-2336
    Centro de Referência da Assistência Social: CRAS/SAS Campo Limpo

    Atendimento: Segundas às sextas-feiras, em contra turno escolar das 8h as 12hs e 13h00 as 17h00

    Parceiros