Obra do Berço/Nossa História

Nossa
História

Anos 30 à 70

Fundada em 1938 por Mére Amedée, Superiora do Colégio Nossa Senhora de Sion, com objetivo de suprir as necessidades imediatas de mulheres grávidas para a criação de seus recém nascidos, até a década de 70 priorizou a oferta de serviços de saúde e apoio a alimentação de mulheres e crianças, bem como orientações sociais por meio de Clube de Mães, sediados no centro de São Paulo.

ANOS 80

Inauguração Unidade Vila Mariana:

– CEI Anna Cândida Brasil Navarro
– NAF I – Núcleo de Atendimento à Família
– Consultório Odontológico I

ANOS 90

Inauguração Unidade Vila Andrade:

– CEI Ana Claudina Camargo F. de Camargo
– NAF II – Núcleo de Atendimento à Família
– Consultório Odontológico II – Pró-Jovem, atual Centro para Crianças e Adolescentes “Nossa Vida, Nossa Arte”
– Escritório-Escola, atual Centro para Juventude “Conecta Jovem”

Inauguração Unidade Jardim Ingaí:

– CEI Maria Estefano Maluf – NAF III
– Núcleo de Atendimento à Família
– Consultório Odontológico III

Anos 2000

Nas últimas duas décadas evoluiu por meio da profissionalização de Serviços Socioassistenciais, pela criação de estratégias de captação de recursos, implantação de Gestão Estratégica, ampliação de Parcerias Públicas e Privadas acompanhando as atuais Políticas Públicas, especialmente as da Educação, Assistência Social e Direitos de Crianças e Adolescentes com a realização de vários projetos complementares.

Destaques do percurso institucional nesse milênio:

2002: Decreto nº 40.268/2001 – PMSP: integração das Creches ao Sistema Municipal de Ensino, sob a denominação de Centros de Educação Infantil.

– Elaboração do Mapa Estratégico e definição de indicadores de monitoramento e resultados das atividades fim e meio.

2008: progressiva mudança do escopo de atuação do NAF – Núcleo de Atendimento à Família, que culminou na implantação do Centro de Convivência Jardim Rebouças, em consonância com as diretrizes do SUAS, com encerramento das atividades em 2016.

 

Anos 2010

2011: definidos, com a participação de todos os colaboradores, voluntários e Diretoria, os valores institucionais, tendo como base princípios de cidadania e em consonância com a Política Nacional da Assistência Social, contribuindo para a redefinição da identidade institucional.

2012: formação de gestores para compreensão do Plano Nacional da Assistência Social e do Sistema Único da Assistência Social Pública, por meio de investimentos próprios e parceria com a Secretaria Municipal da Assistência Social.

2014: aperfeiçoamento das estratégias do Trabalho Social e Socioeducativo junto aos usuários diretos, famílias e comunidades atendidas, em consonância com o Sistema Único de Assistência Social da cidade de São Paulo.

2015: Centros de Educação Infantil implementam a auto avaliação participativa com famílias e profissionais, por meio de Indicadores e Planos de Ação da Qualidade de Educação Infantil Paulistana.

2016: frente a não consolidação de parcerias públicas e privadas para a manutenção do Projeto S.O.A – Saúde, Odontologia e Alimentação, deixou de contar com o apoio especializado de profissionais da área de saúde.

 

Anos 2020

2020: 

– Em 2020, com a participação no Programa VOA – Mentoria e Capacitação em Gestão, para o qual a Associação foi uma das Organizações selecionadas, em Edital da Ambev, reflexões sobre a necessidade de buscar apoio, visando uma atuação mais estratégica e a necessidade de mudanças nos órgãos de governança, do modelo de captação de recursos e investimentos na estrutura organizacional e nos processos, foram tornando-se mais evidentes.

– Organização Mundial da Saúde, institui Emergência de Saúde Pública, diante da Pandemia de Covid19.

– Implantados protocolos específicos de segurança ambiental, suspensão do atendimento presencial, instauração de atendimento remoto aos usuários e suas famílias, bem como campanhas de doações de máscaras, alimentos, produtos de limpeza e higiene aos que mais necessitavam. A partir da queda nos níveis de transmissão do vírus, identificada em janeiro´2021, houve a progressiva ampliação do atendimento presencial, retomado em sua totalidade, em 2022.

2022:

– Em 2022, a partir do diagnóstico quanto a necessidade de atualização do Estatuto Social, buscando concentrar a Gestão Executiva da Organização sob a responsabilidade de profissionais com formação e experiência nas áreas de atuação e não na Diretoria Voluntária e aspectos quanto a sustentabilidade social da Associação, considerando o processo sucessório envolvendo os Conselhos de Administração e Fiscal, também se evidenciaram como desafios a serem superados.

2023:

– Em 2023, o Estatuto Social foi alterado, estabelecendo a possibilidade de criação de uma Superintendência não estatutária, que será responsável pela gestão executiva da Associação. Também foi iniciada a formatação de um Projeto de Desenvolvimento Institucional para que equipe e órgãos de governança, possam ter clareza das forças e desafios institucionais, desde sua Macro Governança – instâncias e processos decisórios, assim como uma análise do quanto sua Identidade e Estratégia, continuam atualizadas ou necessitam de uma revisão, e, a partir disso, qual o conjunto de processos e estruturas organizacionais que podem garantir a execução eficaz e a supervisão contínua do plano estratégico, assegurando que os objetivos sejam alcançados e os recursos sejam alocados de forma apropriada.

– Organização Mundial da Saúde, declara o fim da Emergência em Saúde Pública, pela Covid19

– Os Centros de Educação Infantil, implantam os Conselhos Escolares, representativos de Pais e profissionais, com vistas ao aperfeiçoamento da Gestão Escolar.

– O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, modalidade Centro para Juventude – Conecta Jovem tem sua programação reestruturada, buscando assegurar maior alinhamento com à Tipificação prevista pelo Sistema Único da Assistência Social para um Centro para a Juventude.

NOTA:

A Associação “Obra do Berço”, fundada em 1 de dezembro de 1938, tem o Certificado de Registro de Marca, Processo nº 825742021, devidamente certificada junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial, Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. Sua atuação dá-se exclusivamente no município de São Paulo – SP, em sua sede e filiais, a saber:

Matriz – CNPJ 62.440.045/0001-34 – Rua do Chico Nunes, 173 – Vila Andrade – CEP: 05734-110
Filial – CNPJ 62.440.045/0002-15 – Rua do Chico Nunes, 241 – Vila Andrade – CEP: 05734-110
Filial – CNPJ 62.440.045/0003-04 – Rua Dom João Batista Neri, 381 – Jd. Ingaí – CEP: 04467-50;
e Filial – CNPJ 62.440.045/0004-87 – Rua Borges Lagoa, 1555 – Vila Clementino – CEP: 04038-034

Atualização: Agosto’2024

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