Exigências:
Escolaridade – Nível Superior Completo nas áreas de Ciências Humanas ou Sociais (Educação,
Pedagogia, Psicologia, Gestão de Políticas Públicas ou áreas afins).
Experiência prévia – coordenação de equipes socioeducativas e articulação com instituições e empresas para proteção social e inserção profissional de jovens (lei do aprendiz, estágio, CLT) será considerada um diferencial.
REQUISITOS:
Habilidades e Competências
– Liderança, proatividade e organização eficaz do planejamento e execução de ações alinhadas aos objetivos institucionais e cumprimento de metas e prazos;
– Postura, ética, respeitosa e comprometida;
– Comunicação oral dinâmica, escrita clara e objetiva, adaptada aos diversos públicos e parceiros institucionais;
– Coordenação participativa, interdisciplinar e empática com a equipe de orientadores sociais;
– Articulação sistemática e dinâmica com diferentes atores envolvidos no desenvolvimento de jovens: representantes de empresas, instituições parceiras, de ensino e proteção social;
– Condução participativa e acolhedora de escutas qualificadas individuais ou grupais de jovens e suas famílias provenientes de comunidades de alta privação social, identificando demandas sociais, educacionais e de formação e inserção no mundo do trabalho.
– Organização, tabulação e apresentação de dados e indicadores de avaliação das atividades e/ou ações desenvolvidas com os adolescentes/jovens;
Conhecimentos:
– Políticas Públicas de Assistência Social e cidadania juvenil (ECA e Estatuto da Juventude);
– Portaria 46/SMADS/2010 – Tipificação Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Centro para Juventude
– Norma Técnica dos Serviços Socioassistenciais – Proteção Social Básica – Centro para a Juventude (CJ)
– Lei do Aprendiz, do Estágio, CLT e suas aplicações na inserção profissional de jovens;
– Legislações relacionadas à proteção do trabalhador;
– Desenvolvimento Juvenil – Faixa etária de 15 a 18 anos;
– Múltiplas realidades das juventudes, considerando aspectos sociais, culturais, territoriais e econômicos em sua atuação profissional
– Atualizações sobre as dinâmicas do mundo do trabalho para jovens, incluindo novas formas de inserção profissional e exigências do mercado;
– Conteúdos programáticos e competências demandadas pelas tendências e exigências do mundo corporativo e de negócios voltados à orientação das ações formativas para a qualificação de jovens;
– Diversas estratégias socioeducativas embasadas em metodologias ativas, processos de monitoramento e avaliação de atividades extracurriculares, tanto presenciais quanto remotas;
– Desenvolvimento, e orientação de atividades voltadas à elaboração do Projeto de Vida do Jovem;
– Repertório Cultural rico e fluido que incentive a equipe de orientadores à transversalidade e/ ou interdisciplinaridade dentre temáticas de Mundo do Trabalho, Cidadania, Tecnologia, Cultura, Esporte e Lazer.
Experiências:
– Planejamento, execução, registro e avaliação de ações socioeducativas voltadas à formação profissional de adolescentes e jovens, com foco no desenvolvimento de competências para o mundo do trabalho;
– Organização e coordenação de workshops, mentorias, visitas técnicas e atividades formativas junto a empresas e instituições parceiras, visando à ampliação do repertório profissional e à aproximação com o universo laboral;
– Articulação de parcerias com empresas, organizações da sociedade civil e instituições de ensino, com o objetivo de complementar a formação profissional de jovens, promover oportunidades de qualificação e facilitar o acesso a vagas de estágio, aprendizagem e emprego formal.